Atualmente as empresas vêm encontrando dificuldades em contratar funcionários com aptidão de gerenciar equipes, este fato pela simples falta de habilidade dos gestores de liderarem suas equipes ao ponto de torná-las mais produtivas sem recorrer ao simples fato de trabalhar sobre pressão.
Chefe é aquela pessoa que comanda dar ordens e seus subordinados o respeita apenas porque esse tem o poder nas mãos, trabalha cumprindo metas somente sobre pressões puni determinado subordinado para que sirva de lição aos demais que compõem sua equipe quase ninguém gosta de sequer conversar com ele; o líder é aquela pessoa que é admirada pela equipe por ser companheiro ou até mesmo pela experiência e/ou habilidade que ele tem em exercer a tarefa, cumpre metas sobre motivações quando um dos seus subordinados falha ele poder até repreendê-lo, porém antes ou depois da repreensão faz um feedback com este mostra o erro deste para equipe não afim de fazer pressão, mas sim tentando evitar que o s demais cometa o mesmo erro.
Segundo pesquisas feitas em varias empresas de pequeno, médio e grande porte foi detectado que os gestores que trabalham sobre grandes pressões em suas equipes acabam ao invés de motivá-las desmotivando-as, outro fator também apontado foi que pessoas que são submetidas ao trabalho em excessiva pressão ficam mais propícias a desenvolverem depressões ou doenças cardíacas.
Em conseqüência deste fato as empresas de grande porte vêm treinando seus gestores para que estes se tornem líderes deixando de lado uma maneira arcaica de gerir pessoas, sem se referir que os grandes líderes são mais remunerados que os "chefes".
O mercado está aberto basta você mesmo traçar seu perfil de gerencia, a escolha é sua basta traçar seu perfil se quer tornar um líder ou um chefe de equipe.
Autor: Tiago Rosa Nóbrega
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