Quando se trata de preços logo surgem os comentários de que são caros ou baratos os produtos em relação a seus preços.
Para a formação do preço é necessário fazer uma pesquisa de mercado regional, analises de verificação seu o produto é um bem necessário ou se é supérfluo. Podendo assim ser elaborado o markup quem consiste e verificar o percentual dos custos fixos e variáveis, despesas fixas e variáveis, ganho estimado na lucratividade do produto concretizando assim o preço final do produto acabado.
Um produto pode ser caro e barato ao mesmo tempo?
Sim, tudo depende da conveniência que ele tem com o seu consumidor, ou seja, a necessidade em um dado momento de necessidade. Abaixo são citados alguns exemplos da conveniência dos produtos para com seus consumidores.
Em uma primeira analise é dado o exemplo do extrato de tomate que no mercado em frente a sua casa tem o preço de 2,5 u.m(unidades monetárias) e o mesmo a cinco esquinas de sua casa tem o preço de 1,0 u.m é bem provável que você vá até o mercado a cinco esquinas de distancia em virtude do preço. Porém imagine você homem,em um dia de final de campeonato de futebol e seu time do coração na final preste a começar o jogo ou ,você mulher no ultimo capitulo da novela onde será revelado o tão misterioso vilão e ela também esta preste a começar, é quase cem por cento de certeza que em ambos os casos esse extrato de tomate será compro no mercado em frente mesmo que tem maior o preço porque é mais conveniente pagar do que perder o jogo ou a novela.
Em segunda estância vamos analisar um ganhador da loteria sendo esse um homem, com seu dinheiro ele comprara carro, moto, fazenda de valores altíssimos, já uma mulher comprará roupas da ultima moda, jóias entre outros.
Para uma mulher parece loucura ter o homem coragem, por exemplo, de comprar uma moto de mais de cem mil u.m, e para o homem bem mais será a loucura de mulher comprar um vestido revestido de jóias preciosas no valor de 50 u.m, mas uma vez em virtude da conveniência agregada a cada um dos personagens expostos.
Em uma ultima analise verifica a venda de uma linha de internet por 3000 u.m por mês com certeza causaria muito espanto as pessoas que se deparassem com esse com esse preço, onde a grande concorrência entre as operadoras tornam cada vez mais reduzidos o preço da internet que tem sinal em quase todas as regiões do mundo.
Como dito anteriormente em quase todas as regiões, porém há regiões do Mato Grosso no Brasil que só tem acesso a internet através de antenas próprias as quais geram esse custo de 3000 u.m., e essas regiões são fortíssimas na criação de gados, os criadores devem estar conectados para saberem o preço da arroba, divulgar sua fazenda fazer compras relacionadas à atividade, tendo essa um retorno de aproximadamente 30000 u.m mensais ou seja dez vezes mais que o preço da instalação da antena de internet mensalmente com certeza isso será muito conveniente a eles.
Podendo assim perceber que o preço vai bem mais além do markup e de valores expressos monetariamente dito, passando ter grandes relacionamento com a conveniência que o produto agrega ao consumidor.
Autor: Tiago Rosa Nóbrega
Nenhum comentário:
Postar um comentário