Bem Vindo

Bom dia, meu nome é Tiago Rosa Nobrega por meio deste blog viso interagir com o público para compartilhar idéias. E futuramente ministrar palestras. Para Saber mais sobre o blog fique atento ao lado direito da página, que contem um Tradutor, menu , algumas notícias, Postagens mais Populares, um breve comentário sobre mim entre outras ferramentas.. Atenciosamente Tiago.
*This blog has a Translator in the right side.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Fayol

Jules Henri Fayol (Istambul, 29 de Julho de 1841Paris, 19 de Novembro de 1925) foi um engenheiro de minas francês e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração[1] e autor de Administração Industrial e Geral (título original: Administration industrielle et générale - prévoyance organisation - commandement, coordination – contrôle).
Vida
Fayol era filho de pais franceses. Seu pai André Fayol, um contramestre em metalurgia. Casou-se com Adélaïde Saulé e teve três filhos, Marie Henriette, Madeleine e Henri Joseph, o último sempre hostil às idéias do pai.


Criou o Centro de Estudos Administrativos, onde se reuniam semanalmente pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais, contribuindo para a difusão das doutrinas administrativas. Entre seus seguidores estavam Luther Guilick, James D. Mooney, Oliver Sheldon e Lyndal F. Urwick.
Também direcionou seu trabalho para a empresa como um todo, ou seja, procurando cuidar da empresa de cima para baixo, ao contrário das idéias adotadas por Taylor e Ford.
Juntamente com Taylor e Ford são considerados os pioneiros da administração. Sua visão, diferentemente de Taylor (trabalhador) e Ford (dono), foi a de um Gerente ou Diretor.
Em 1888, aos 47 anos, assumiu a direção geral da mineradora de carvão francesa Commentry-Fourchambault-Decazeville, em falência. Restabeleceu a saúde econômica-financeira da companhia.
Após 58 anos de estudos, pesquisa e observação reuniu suas teorias na obra Administração Industrial Geral (Administration Industrielle et Generale), em 1916. Só foi traduzida para o inglês em 1949.
Fayol sempre afirmava que seu êxito se devia não só às suas qualidades pessoais, mas aos métodos que empregava.
Pesquisas
Henri Fayol é um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Uma das contribuições da teoria criada e divulgada por ele foi o desenvolvimento a abordagem conhecida como Gestão Administrativa ou processo administrativo, onde pela primeira vez falou-se em administração como disciplina e profissão, que por sua vez, poderia ser ensinada através de uma Teoria Geral da Administração.
Outra contribuição da teoria de Fayol é a identificação das atuais quatro funções da Administração que são: Planejar Organizar Controlar Coordenar (POCCC)
Segundo Fayol a Administração é uma função distinta das outras funções, como finanças, produção e distribuição, e o trabalho do gerente está distinto das operações técnicas das empresas. Com essa distinção Fayol contribuiu para que se torne mais nítido o papel dos executivos. Identificou quatorze princípios que devem ser seguidos para que a Administração seja eficaz. Esses princípios se tornaram uma espécie de prescrição administrativa universal, que segundo Fayol devem ser aplicadas de modo flexível. Os quatorze princípios são:
  • 1. Divisão do Trabalho: dividir o trabalho em tarefas especializadas e destinar responsabilidades a indivíduos específicos;
  • 2. Autoridade e Responsabilidade: a autoridade sendo o poder de dar ordens e no poder de se fazer obedecer. Estatutária ( normas legais) e Pessoal (projeção das qualidades do chefe). Responsabilidade resumindo na obrigação de prestar contas, ambas sendo delegadas mutuamente;
  • 3. Disciplina: tornar as expectativas claras e punir as violações;
  • 4. Unidade de Comando: cada agente, para cada ação só deve receber ordens, ou seja, se reportar a um único chefe/gerente;
  • 5. Unidade de Direção: os esforços dos empregados devem centrar-se no atingimento dos objetivos organizacionais;
  • 6. Subordinação: prevalência dos interesses gerais da organização;
  • 7. Remuneração do pessoal: sistematicamente recompensar os esforços que sustentam a direção da organização. Deve ser justa, evitando-se a exploração;
  • 8. Centralização: um único núcleo de comando centralizado, atuando de forma similar ao cérebro, que comanda o organismo. Considera que centralizar é aumentar a importância da carga de trabalho do chefe e que descentralizar é distribuir de forma mais homogênea as atribuições e tarefas;
  • 9. Hierarquia: cadeia de comando (cadeia escalar). Também recomendava uma comunicação horizontal embrião do mecanismo de coordenação;
  • 10. Ordem: ordenar as tarefas e os materiais para que possam auxiliar a direção da organização.
  • 11. Equidade: disciplina e ordem justas melhoram o comportamento dos empregados.
  • 12. Estabilidade do Pessoal: promover a lealdade e a longevidade do empregado. Segurança no emprego, as organizações devem buscar reter seus funcionários, evitando o prejuízo/custos decorrente de novos processos de seleção, treinamento e adaptações;
  • 13. Iniciativa: estimular em seus liderados a inciativa para solução dos problemas que se apresentem.Cita Fayol: " o chefe deve saber sacrificar algumas vezes o seu amor próprio, para dar satisfações desta natureza a seus subordinados";
  • 14. Espírito de Equipe (União): cultiva o espírito de corpo, a harmonia e o entendimento entre os membros de uma organização. Consciência da identidade de objetivos e esforços. Destinos interligados.
  • A administração é função distinta das demais (finanças, produção, distribuição, segurança e contabilidade)
  • como Henri Fayol contribuiu na teoria Geral da Administração;
  • como Taylor contribuiu na Teoria Geral da Administração;
Funções do administrador
Henry Fayol atribuiu cinco funções ao administrador dentro de uma estrutura organizacional, chamadas de PO3C:
  1. Prever e planejar (prévoir - visualizar o futuro e traçar o programa de ação)
  2. Organizar (organiser - constituir o duplo organismo material e social da empresa)
  3. Comandar (commander - dirigir e orientar a organização)
  4. Coordenar (coordonner - unir e harmonizar os atos e esforços coletivos)
  5. Controlar (contrôler - verificar se as normas e regras estabelecidas estão sendo seguidas)
Tais ações conduziriam a uma administração eficaz das atividades da organização.[2]
Posteriormente, as funções de Comando e Coordenação foram reunidas sob o nome de Direção, passando as iniciais para PODC: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. E ainda Planejar, Organizar, Executar e Avaliar, assim passando as iniciais para POEA.
Além destas ainda temos: Motivar, Comunicar, Decidir, Assessorar, entre outras coisas.
Fayol x Autores contemporâneos
PrincipioFayol[3]Autores
Especialização do Trabalho“Produzir mais e melhor com o mesmo esforço.”“Nem obsoleta nem fonte inesgotável de aumento de produtividade.” Robbins[4]
Autoridade e Responsabilidade“Equilíbrio entre ambas é condição essencial de uma boa administração.”“Adoção de posturas mais participativas e de valorização humana.” Matos[5]
Disciplina“Consiste na obediência e assiduidade conforme convenções estabelecidas.”“O desejável é a negociação dos parâmetros de comportamento.” Chiavenato[6]
Unidade de Comando“Um agente deve receber ordens somente de um chefe."“Criação de novos desenhos industriais que incluem chefes múltiplos.” Robbins[4]
Unidade de Direção“Um só chefe e um só programa para um conjunto de operações que visam o mesmo objetivo.”“A organização deve se mover toda à direção de um objetivo comum mas possuem mais de um.” Robbins[4]
Subordinação do Interesse Individual ao Interesse Geral“O interesse de um agente ou de um grupo de agentes não deve prevalecer sobre o interesse da empresa.”O indivíduo precisa atingir os objetivos da empresa e satisfazer às suas necessidades para sobreviver no sistema.” Barnard[7]
Remuneração do Pessoal“Deve ser equitativa e, tanto quanto possível satisfazer ao mesmo tempo ao pessoal e à empresa.”“Boa parte da riqueza gerada pela organização passa aos empregados sob a forma de salário.”
Centralização“É a diminuição do papel do subordinado.”Houve significativa tendência rumo à descentralização.” Robbins[4]
Hierarquia“Constitui a série dos chefes que vai da autoridade superior aos agentes inferiores.”“Em condições de grande incerteza, a hierarquia geralmente se torna mais eficiente.” Robbins[4]
Equidade“Para que o pessoal seja estimulado a empregar toda a boa vontade e o devotamento de que é capaz é preciso que sejam tratados com benevolência.”Quando há ausência de equidade, o funcionário experimenta um sentimento de injustiça e insatisfação.” Chiavenato.[6]
Iniciativa“Conceber um plano e assegurar-lhe o sucesso é uma das mais vivas satisfações que o homem inteligente pode experimentar.”“A maioria das organizações está deixando a cargo dos funcionários as tomadas de decisões anteriormente tomadas exclusivamente pelos gerente.” Robbins[4]


Obras
  • Administration industrielle et générale - prévoyance organisation - commandement, coordination – contrôle. Paris : Dunod, 1966.
  • Tâches actuelles et futures des dirigents. Bruxelas : CNBOS, 1967.
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário