Bem Vindo

Bom dia, meu nome é Tiago Rosa Nobrega por meio deste blog viso interagir com o público para compartilhar idéias. E futuramente ministrar palestras. Para Saber mais sobre o blog fique atento ao lado direito da página, que contem um Tradutor, menu , algumas notícias, Postagens mais Populares, um breve comentário sobre mim entre outras ferramentas.. Atenciosamente Tiago.
*This blog has a Translator in the right side.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Capital intelectual

Na busca do crescimento econômico as maiorias das empresas investem em expansão da área da fabrica, buscam as mais modernas maquinas para produção, pelo fato de perceberem o seu capital apenas as coisas mensuráveis deixando de lado as imensuráveis.
Um grande erro que elas cometem, pois nas multinacionais e transacionais os que mais têm valor são os valores imensuráveis, ou seja, aqueles que não podem ser tocados, um grande exemplo e a Coca-Cola que pode ser que exista alguém que tenha dinheiro suficiente para comprar todas as fabricas e equipamentos nela existente, mas será muito provável que ninguém tem dinheiro para comprar essa marca, ou seja, seu nome que é intocável vale muitíssimas vezes mais do que suas fabricas e equipamentos.
Outro capital completamente imensurável e que poucos visam tamanha importância e valor que esse pode gerar a uma empresa é o capital intelectual. O capital intelectual além de ser bem mais barato de ser investido se a empresa souber conduzir seu colaborador esse não tem como ser roubado.
Mas como investir no capital intelectual?
Simples a empresa apenas deverá incentivar seus funcionários a participar de cursos e palestras oferecidos por ela, uma vez que um funcionário bem treinado pode elaborar projetos para empresa sem falar que esse treinamento reduz em grande escala os erros por esses cometidos até mesmo por falta de conhecimentos, como pode ser notado em departamentos de custos, os erros geram muitos custos às vezes esses ultrapassam cem por cento o valor do produto final, pois além da perda do capital propriamente dita há uma perda muito maior que é a perda de tempo fator a qual nunca mais é recuperado, pois como diz o provérbio chinês a três coisas que nunca mais volta: a flecha atirada; uma palavra proferida e o tempo perdido.
Ficando assim exposto o alerta de como é possível qualificar a mão de obra, o conhecimento intelectual dos funcionários, ter uma rentabilidade compulsiva sem ter que investir apenas nos itens tangíveis, pois na maioria das vezes não há espaço mais para ampliação da fábrica e nem recursos para se investir em equipamentos mais modernos perdendo assim espaço para concorrência, sendo que um dos bem mais precioso está em suas mãos bem este conhecido como CAPITAL INTELECTUAL...

Autor: Tiago Rosa Nóbrega

Nenhum comentário:

Postar um comentário