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terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Como ser vendedor nos dias atuais.

Nos dias de hoje vender não é apenas mais uma arte de habilidade de convicção do vendedor com o cliente,sendo que este tem tudo ao seu alcance através da internet.
Analisando os vendedores que atuavam na decada de 90 com os que atuam no dia de hoje fica claramente visível que ambos mesmo que atuem com o mesmo objetivo o de vender possuem comportamentos completamente distintos um do outro, mas porque essa diferença?
  Antigamente um vendedor que possuia uma habilidade em conversar maior que dos seus concorrentes levava grandes vantagens e quase sempre saia na frente, mas com a enorme alavancagem da internet no fim da decada de 90 esse quadro mudou, deixando um mercado muito mais competitivo.Com isso grandes vendores perderam seu lugar para concorrencia por não terem se adaptado as novas maneiras de venda.
Com a entrada da internet em grande alavancagem na decada de 90 os compradores passaram a ter uma arma de alta potencia em suas mãos podendo verificar todas as informações de utilidades e informações técnicas também, um grande exemplo disso pode se perceber no exemplo de que quem nunca foi no medico a partir dos ano de 2000 e antes de fazer a consulta não colocou seus sintomas na internet e quando chegou ao medico já foi logo falando seus sintomas e qual era sua própria doença e mais quis dizer o remédio que iria tomar antes mesmo do médico dizer alguma palavra seuqer, isso também ocorrem com as vendas hoje em dia seu cliente conhece seu produto cem por cento em alguns casos até mais que o próprio vendedor para não dizer que é na maioria das vezes.
Os vendedores além de terem que conhecer cem por cento do seu produto precisa conhecer os do seus concorrentes cem por cento também pois seus clientes não pesquisam só os seus produtos, a internet até tem sites de busca que mostram os mais baratos e os mais vendidos só basta o cliente digitar o produto procurado deixando mais uma vez explicito que só  uma habilidade para conversar não faz mais tanto diferencial e sim conhecimento além de outros fatores a serem citados posteriormente.
 O vendedor deve ser extremamente fiel ao seu cliente deixando esclarecido plenamente sobre prazos de entrega, quantidade disponivel para entrega,formas de pagamento dentre outros pois a infidelidade as este faz com que eles procurem o concorrente e cliente bem atendido pelo concorrente é cliente perdido, é até preferivel indicar onde seu cliente encontrará o que procura do que deixa lo ir a procura mesmo quando for no seu concorrente,até porque o cliente poderá ver em você um extremo laço de fidelidade para com ele.
Na década passada os vendedores trabalhavam com o foco apenas em bater as metas mais isso também já virou coisa do passado, pois o cliente precisa estar sintonizado a você 24 horas por dia 30 dias por mês a procura de ofertas onde uma diferença minima entre você e seu concorrente pode se tornar o fim de um relacionamento.
O vendedor além de ter que possuir dentre essas e outras habilidades exigidas em seu mercado especifico deve também possuir uma boa imagem pessoal, aparência de entusiasmo permanente como se a cada dia fosse a primeira visita e ou a primeira venda a ser realizada a seu cliente.
Em um mundo cada vez mais competitivo vender pode se tornar uma das profissões que mais exija aprimoramento e desenvolvimento de habilidades interpessoais e cativantes de modo a fazer que seu cliente não fique apenas satisfeito com você,mas sim completamente encantado contigo e com os produtos por ti oferecidos.
Cito aqui uma pequena mais relevante observação:"O vendedor é o único profissional que é demitido por ganhar pouco".

Autor: Tiago Rosa Nóbrega

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