"O principal objetivo do projeto é a identificação, observação e análise de destinos nacionais e internacionais reconhecidos em boas e melhores práticas, por meio da técnica de benchmarking", afirma a coordenadora nacional de turismo do Sebrae, Valéria Barros. Desde 2005, a instituição executa o programa em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Ministério do Turismo e Embratur. A metodologia é desenvolvida em três etapas: pré-viagem, viagem técnica e pós-viagem, quando é feita a implementação das práticas nas empresas.
Em 2010, as melhores experiências internacionais foram: operação turística em países emergentes – República Tcheca; turismo de bem-estar e termalismo – Itália (Toscana); turismo de selva e de base comunitária – Peru; operação integrada em segmentos diversificados – México. Já no turismo nacional, os destinos visitados foram: turismo cultural – Olinda e Recife (PE); turismo de sol e praia – Armação de Búzios (RJ); turismo de negócios e eventos – São Paulo; turismo de aventura – Brotas e Socorro (SP); ecoturismo - Pantanal (MS); eventos como solução criativa contra a sazonalidade - Gramado e Canela (RS).
"Com os conhecimentos obtidos nas viagens, os empresários têm o desafio de aprimorar seus próprios empreendimentos e contribuir para a melhoria da oferta turística em seu destino de origem, por meio da multiplicação dos conhecimentos obtidos. O programa é inovador e gera resultados imediatos", disse o diretor do instituto de capacitação da Abav, Antônio Azevedo. No ano passado foram realizados 131 encontros de repasse de experiência, com a participação de 3.394 empresários.
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