Quer fazer um MBA, mas não sabe se no Brasil ou fora daqui? Calma, não é só você que possui esse tipo de questionamento. Uma grande dúvida que acomete profissionais interessados em especialização de primeira linha para alavancagem da carreira no Brasil, é a escolha entre MBA Nacional e o Internacional. Segundo Vivianne Wright, sócia da MBA House, escola preparatória para ingresso em escolas de negócio fora do país, as diferenças entre o curso internacional e o nacional são muitas e também relevantes, e devem sim serem levadas em conta na hora de investir alto na própria formação.
Sigla
"A própria sigla MBA não é aplicada corretamente nas escolas brasileiras", diz Vivianne. "Master in Business Administration é um mestrado em Administração de Empresas, e o que se vê na oferta de cursos no Brasil são na verdade especializações em áreas específicas", explica a professora e sócia da MBA House. "Temos MBA em gestão de pessoas; MBA em gestão hospitalar e sistemas de saúde, por exemplo".
A especificidade do curso oferece formação focada em determinada área, enquanto um MBA é a formação geral em administração. "O MBA internacional prepara um General Manager, pronto para seguir qualquer carreira em qualquer setor do mercado".
MBA Nacional
1) Para o ingresso em cursos de MBA no Brasil não é necessária a aplicação de nenhum tipo de teste de proficiência em inglês (como o TOEFL) ou testes de conhecimentos gerais e habilidades em administração de negócios ou características de liderança." Só essa primeira etapa, já coloca dentro da sala de aula profissionais de níveis efetivamente diferenciados", diz Vivianne Wright.
2) O MBA Nacional, é focado para mercado nacional, o aluno não terá esse curso reconhecido internacionalmente em empresas de fora. "Mas com certeza um MBA no Brasil de escolas renomadas serão respeitados dentro do país, principalmente em empresas nacionais", diz Vivianne.
3) Os cursos não pedem carga horária full time. "A quantidade de horas de MBA no Brasil é infinitamente menor de um MBA internacional. Isso influencia drasticamente no grau da especialização em administração desse aluno".
4) Para quem almeja média gerência, um MBA no Brasil é o suficiente;
5) Empresas podem bancar MBA no Brasil para motivar funcionários e dar plano de carreira, porém, apenas dentro da própria empresa, pois quer focar em um curso criado para essa determinada área.
Internacional
1) Por todos exigirem notas altas em testes como GMAT e TOEFL, o MBA fora do Brasil é reconhecidos internacionalmente, nos mais diversos países.
2) Forma GENERAL MANAGERS – administradores aptos a atuar com os mais diversos sistemas dentro das mais diversas áreas, e com as mesmas excelentes habilidades. "Isso acontece, pois somente nos primeiros 6 meses, o MBA internacional revisita muitas matérias da graduação, e é bem mais extenso, durando 2 anos com carga horária pesada, isso falando dos cursos americanos".
3) O curso no exterior obriga o profissional a interagir com culturas diferentes, modos de pensar e solucionar problemas de outros profissionais estrangeiros. "Essa troca é extremamente valiosa, sem dúvida uma das grandes vantagens de fazer um MBA fora".
4) A taxa de posicionamento de executivos em cargo com excelentes salários é cerca de 94%;
5) MBAs internacionais são 100% financiáveis pelas próprias instituições ou por bancos estrangeiros.
A conclusão de qual MBA escolher deve ser tirada após uma avaliação do que se deseja da própria carreira. "Tudo depende de onde o profissional deseja chegar. Mas é certo que para atacar com mais propriedade o mercado nacional o MBA internacional é uma garantia e tanto", diz Vivianne. "Após o término do MBA lá fora a melhor proposta financeira será sempre para voltar ao Brasil", garante.
Fonte: CRA-M.G
Nenhum comentário:
Postar um comentário